Problemas em abrir a console do Exchange 2010 – erro WinRM
Durante uma manutenção em um Exchange 2010 (Aula do Guerrero)de um cliente, me deparei com a seguinte mensagem de erro:
![]()
Bom, mas tentar conectar então via console PowerShell. Mas também é apresentando erro, conforme abaixo:
![]()
Após algumas pesquisas e testes, descobri que o “WinRM IIS Extension” está provocando o problema. A fonte de pesquisa está em http://msexchangeteam.com/archive/2010/02/04/453946.aspx.
O erro pode ser provocado pela ausencia da extensão, quanto uma necessidade de reinstalação.
Um ponto importante é com relação ao site padrão do IIS que é criado. Em alguns casos, esse site é deletado (os motivos podem ser os mais variados), e conseqüêntemente, o problema também pode ocorrer. Ou seja, temos que instalar ou reinstalar a “WinRM IIS Extension“. Vale lembrar que ela é uma Feature do Windows.
Para corrigir o problema (para reinstalação):
- Abra o Server Manager
- Clique em Features
- Clique em “Remove Features“
- Desmarque o “WinRM IIS Extension“
- Clique em “Next” e em “Remove“
- Clique em “Close” quando terminar
- Clique em “Add Features”
- Selecione “WinRM IIS Extension“
- Clique “Next” e em seguida “Install”
- Clique em “Close” quando terminar
- Feche o Server Manager
No caso que eu presenciei, o Default Web Site do IIS tinha sido deletado. Portanto, a aplicação PowerShell foi deletada também. Para corrigir o problema foi feito o seguinte:
1 – Recriado o Default Web Site, com a porta 80 sendo ligada ao mesmo
2 – Recriada a aplicação do PowerShell (botaão direito do mouse no Default Web Site, add application), conforme abaixo:

*OBS – Renomeie o arquivo web.config da pasta citada na imagem
(C:\Program Files\Microsft\Exchange Server\v14\ClientAccess\PoweShell). Após a criação da aplicação, volte o mesmo para o nome original.
Quando a console do Exchange for iniciada, o erro não será apresentado.
Essa é homenagem ao grande Professor GUERRERO
#ficaadica