Definindo o limite de mensagens no Exchange 2010

O controle de tamanho para envio e recebimento de mensagens pode ser definido para toda a organização, usuário ou conector. Nesse artigo vou demonstrar alguns métodos para controlar o tamanho das mensagens em seu Exchange 2010.
Definindo pelas “Configurações Globais”
Clique em configuração da organização > transporte de Hub > configurações globais > definições de transporte 
Nas propriedades é possível definir o tamanho máximo para envio, recebimento e o número máximo de destinatários.

Tambem é possivel verificar essas configurações atraves do powerShell com o comando
Get-TransportConfig | fl max*size

Para alterar os valores utilize o comando Set- TransportConfig
No nosso exemplo vou alterar o valor de recebimento e envio para 15 MB
Set-TransportConfig –MaxReceiveSize 15MB –MaxSendSize 15MB

Definindo o tamanho da mensagem pelo conector de envio
O tamanho máximo de envio também pode ser configurado no “conector de envio” para isso basta acessar Configuração da Organização > Transporte de Hub > Conector de envio, e definir as configurações em seu conector de envio no campo “tamanho da mensagem”.

Definindo o tamanho da mensagem pelo conector de recebimento.
Clique em configuração do servidor > transporte de hub, duplo clique em seu conector de recebimento, na aba “geral” em “tamanho máximo de mensagem” defina o tamanho máximo para sua mensagem.

Para verificar pelo PowerShell utilize a linha de comando “Get-ReceiveConnector”
Get-ReceiveConnector | fl identity, MaxMessageSize

Para aumentar o valor de recebimento utilize o comando “Set-ReceiveConector”
Set-ReceiveConnector –Identity “nome do servidor\nome do conector”-MaxMessageSize 15MB

Definindo o tamanho da mensagem pela propriedade do usuário
O tamanho de envio e recebimento também pode ser configurado individualmente através da propriedade da conta do usuário como por exemplo funcionário de setor de Marketing podem precisar receber de outras empresas e-mail com anexos superiores a 10 MB. Para configurar clique em configuração de destinatário > Caixa de Correio, botão direito na conta do usuário, clique na aba “configuração de fluxo de mensagem” e “restrições de tamanho de mensagem”.

Referencias