Exchange 2010

Um ambiente de mensageria é um ponto critico para todas as empresas e precisa ser cuidadosamente planejado. Nesse artigo separei uma serie de materiais contendo boas praticas para implementação do Exchange em ambiente Virtualizado em Hyper-V utilizadas por grandes empresas de T.I

#ficaadica

Instalando o Exchange Server 2010 no Windows Server 2008 R2


Olá a todos, demorei mas estou de volta (Muito trabalho) rsrs….

Nesse tutorial vamos fazer um passo-a-passo de como instalar o Exchange Server 2010 no Windows Server 2008 R2.

Então, sem perca de tempo vamos começar…

No Microsoft TechNet tem um material muito bom falando praticamente TUDO sobre o Exchange 2010.

Link Aqui.

Recomendo a vocês darem uma lida principalmente em:

*Requisitos do sistema do Exchange Server 2010
*Pré-requisitos do Exchange Server 2010
*Planejamento e implementação
*Preparar o Active Directory

Agora vamos começar.

Para quem está fim de somente testar o Exchange 2010 você pode baixa-lo aqui. Válido por 120 Dias.

Antes de mais nada temos que instalar alguns componentes no Windows de acordo com o seu S.O. Mencionados em Pré-requisitos do Exchange Server 2010

No Menu Iniciar, navegue até Todos os ProgramasAcessórios, e Windows PowerShell. Abra um console do Windows PowerShell com privilégios elevados e execute o seguinte comando:

Import-Module ServerManager

Agora podemos usar o Prompt para instalar os componentes:

  • RSAT-ADDS
  • Web-Server
  • Web-Metabase
  • Web-Lgcy-Mgmt-Console
  • Web-ISAPI-Ext
  • Net-http-Activation
  • Web-Basic-Auth
  • Web-Digest-Auth
  • Web-Windows-Auth
  • Web-Dyn-Compression
  • RPC-over-HTTP-proxy
  • Web-net-ext
  • Net-Framework

* Com exceção do RSAT-ADDS que necessita da reinicialização do servidor, podemos instalar os outros de uma só vez.

Instalando o RSAT-ADDS

Abra o Prompt e digite servermanagercmd -i RSAT-ADDS

Esse comando irá instalar as ferramentas de gerenciamento do Active Directory.

Reinicie o Servidor Após a instalação.

Agora podemos instalar o restante dos componentes com o seguinte comando:
servermanagercmd -i Web-Server Web-Basic-Auth Web-Windows-Auth Web-Metabase Web-Net-Ext Web-Lgcy-Mgmt-Console WAS-Process-Model RSAT-Web-Server Web-ISAPI-Ext Web-Digest-Auth Web-Dyn-Compression NET-HTTP-Activation RPC-Over-HTTP-Proxy Desktop-Experience -Restart

Servidor será reiniciado para instalar os componentes.

Preparando o Active Directory e domínios

Leia com Atenção – http://technet.microsoft.com/pt-br/library/bb125224.aspx

Preparando o Schema

Acesse a pasta/DVD do Exchange 2010 e execute o comando a seguir.
setup.com /PrepareSchema ou setup /ps

Esse comando executa as seguintes tarefas:

  • Conecta-se ao controlador de esquemas e importa os arquivos LDIF (Data Interchange Format) do LDAP para atualizar o esquema com atributos específicos do Exchange 2010. Os arquivos LDIF são copiados no diretório Temp e são excluídos depois de serem importados no esquema.


Preparando o AD

Execute o comando a seguir.
setup.com /PrepareAD /OrganizationName: <nome da organização> ou setup /p /on:<nome da organização>
Esse comando executa as seguintes tarefas:

  • Se o contêiner do Microsoft Exchange não existir, este comando o cria em CN=Serviços,CN=Configuração,DC=<domínio raiz>.
  • Se não existir um contêiner da organização do Exchange em CN=Microsoft Exchange,CN=Serviços,CN=Configuração,DC=<domínio raiz >, você deve especificar um nome de organização usando o parâmetro/OrganizationName. O contêiner da organização será criado com o nome especificado.

No meu caso ficou assim: setup.com /prepareAD /organizationname:renanpro

Preparando o Dominio

Execute um dos seguintes comandos:

  • Execute setup /PrepareDomain ou setup /pd para preparar o domínio local.
    Não é necessário executá-lo onde setup.com /PrepareAD já foi executado.
  •  A execução do comando setup.com /PrepareAD prepara o domínio local.
  • Execute setup /PrepareDomain:<FQDN do domínio que você quer preparar>para preparar um domínio específico.
  • Execute setup /PrepareAllDomains ou setup /pad para preparar todos os domínios da organização.

Feito tudo isso podemos executar o Setup do Exchange 2010.

Essa é a tela principal (Setup) do Exchange 2010. Como o Windows Server 2008 R2 já possui o .Net Framework 3.5 e o PowerShell v2 ao abrir o Setup é informado que esses aplicativos já estão instalados, caso contrario basta clicar no Step 1 ou 2 para instalar.

Opções de Idioma.

Clique no Step 3 para instalar os pacotes de idioma que estão no DVD ou para baixar outros pacotes. Optei pelos pacotes já inclusos no DVD.

Agora clique no Step 4 para iniciar a instalação do Exchange propriamente dito.

Você verá a seguinte tela inciando o Setup.

E em Seguida a Intodução:

License Agreement:

Error Reporting:

Installation Type:

Client Settings:

Nessa tela devemos informar se em nossa rede temos algum computador rodando oMicrosoft Outlook 2003, marque Yes em caso positivo.

Configure Client Access Server external domain:

Neste passo configuramos o endereço para acesso externo do Exchange. O Famoso “Web Mail”

Caso deixe em branco, é possivel configura-lo através do wizard.

Custumer Experince Improvement Program

Readiness Check: Neste passo é verificado se tudo está ok e pronto para a instalação, no meu caso e como pode acontecer com vocês, tive que corrigir algumas coisas antes de iniciar a instalação.

Nos avisos diz que necessito do 2007 Office System Converter (Microsoft Filer Pack) e preciso ativar o serviço Net. Tcp Port Sharing para continuar a instalação.

Você pode baixar o Filter Pack aqui:

Microsoft Filter Pack x64 e x86

Instalação bem simples, sem nenhum segredo.

Agora abra Services que está dentro de Administrative Tools e ative o serviço Net. Tcp Port Sharing.

Startup type = Automatic clique em aplicar e depois no botão Start

De volta ao Exchange execute a verificação novamente clicando em  Retry

Se tudo estiver ok, sua tela deve ser = a essa:

Então clique em Install para iniciar a instalação

Progress

Instalação Finalizada

Ao Clicar em Finish o Exchange Management Console é iniciado.

Recomendo instalar as atualizações disponíveis do Exchange e também Microsoft Forefront Protection 2010 for Exchange Server (Disponível somente para plataforma x64)

Acesso via OWA (Outlook Web App) https://renanpro.com/owa  (Somente acesso interno)

Terminamos a instalação do Exchange 2010 e acessamos via OWA para confirmar seu funcionamento.

#ficaadica

Criar mailbox (caixa de correio) em massa no exchange 2007 /2010

26012012

Este script pode ser utilizado para criação de usuários em massa de caixa de correio. Os dados necessários para criar estes usuários é obtida a partir de uma variável, separadas por vírgula (CSV) de um determinado formato. Um exemplo de arquivo CSV está aqui. :

Name,Alias,Password,Database,FQDN,OU

Aislan Cunha,acunha,Xpto9095,first storage group\mailbox database,local.intra,Users

Salve o código script abaixo em um simples arquivo de texto e nomeá-la BulkCreateMailboxes.ps1. Abra o Exchange Management Shell e navegue até o diretório contendo o arquivo que você criou. Tipo:

.\BulkCreateMailboxes.ps1 C:\MBinfo.csv

Certifique-se o caminho especificado para o arquivo CSV está correto.

Script Power Shell

## Shell Script – dados Importar dados do csv e armazená-la na variável ‘

$data = import-csv $args[0]

## Função para converter a senha em uma string segura

function New-SecureString([string] $plainText)

{

$secureString = new-object System.Security.SecureString

foreach($char in $plainText.ToCharArray())

{

$secureString.AppendChar($char)

}

$secureString

}

foreach ($i in $data)

{

$ss = new-securestring $i.password

$upn = $i.alias + “@” + $i.fqdn

new-mailbox -Password $ss -Database $i.database -UserPrincipalName $upn -Name $i.name -OrganizationalUnit $i.ou

#ficaadica

Definindo o limite de mensagens no Exchange 2010

24012012

O controle de tamanho para envio e recebimento de mensagens pode ser definido para toda a organização, usuário ou conector. Nesse artigo vou demonstrar alguns métodos para controlar o tamanho das mensagens em seu Exchange 2010.

Definindo pelas “Configurações Globais”

Clique em configuração da organização > transporte de Hub > configurações globais > definições de transporte 

Nas propriedades é possível definir o tamanho máximo para envio, recebimento e o número máximo de destinatários.

Tambem é possivel verificar essas configurações atraves do powerShell com o comando

Get-TransportConfig | fl max*size

Para alterar os valores utilize o comando Set- TransportConfig

No nosso exemplo vou alterar o valor de recebimento e envio para 15 MB

Set-TransportConfig –MaxReceiveSize 15MB –MaxSendSize 15MB

#ficaadica

Definindo o tamanho da mensagem pelo conector de envio

O tamanho máximo de envio também pode ser configurado no “conector de envio” para isso basta acessar Configuração da Organização > Transporte de Hub > Conector de envio, e definir as configurações em seu conector de envio no campo “tamanho da mensagem”.

Definindo o tamanho da mensagem pelo conector de recebimento.

Clique em configuração do servidor > transporte de hub, duplo clique em seu conector de recebimento, na aba “geral” em “tamanho máximo de mensagem” defina o tamanho máximo para sua mensagem.

Para verificar pelo PowerShell utilize a linha de comando “Get-ReceiveConnector”

Get-ReceiveConnector | fl identity, MaxMessageSize

Para aumentar o valor de recebimento utilize o comando  “Set-ReceiveConector”

Set-ReceiveConnector –Identity “nome do servidor\nome do conector”-MaxMessageSize 15MB

Definindo o tamanho da mensagem pela propriedade do usuário

O tamanho de envio e recebimento também pode ser configurado individualmente através da propriedade da conta do usuário como por exemplo funcionário de setor de Marketing podem precisar receber de outras empresas e-mail com anexos superiores a 10 MB. Para configurar clique em configuração de destinatário > Caixa de Correio, botão direito na conta do usuário, clique na aba  “configuração de fluxo de mensagem” e “restrições de tamanho de mensagem”.

Referencias

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/bb124345.aspx

#ficaadica

Erro ao criar mailbox no Exchange 2010

23012012

Erro:

A operação do Active Directory falhou em servidor.dominio.LOCAL. Esse erro não é passível de repetição. Informações adicionais: Direitos de acesso insuficientes para executar a operação.

Resposta do Active Directory: 00002098: SecErr: DSID-03150BB9, problem 4003 (INSUFF_ACCESS_RIGHTS), data 0.

Solução:

Para usar o Active Directory Users and Computers para definir permissões para usuários e unidades organizacionais
1.Abra o Active Directory Users e Computers snap-in.

2.On menu Exibir, clique em Recursos Avançados.

3.Abra as propriedades de um usuário que não pode fazer logon no Outlook Web Access.

4.Clique na guia Segurança e clique em Avançado.

5.Select a opção Permitir que permissões herdáveis caixa de seleção se ele já não tenha sido selecionado.

6.Repita os passos de 3 a 5 para cada unidade organizacional entre o objeto do usuário e do recipiente de nível superior.

7.Allow tempo para replicação para ocorrer.

 #ficaadica

Exchange UM Test Phone

20012012

Se você está implementando o Exchange Unified Messaging ou está fazendo um troubleshooting desta funcionalidade, uma ferramenta que pode ajudar muito é o (ExchangeUMTestPhone.exe).

Esta ferramenta simula um Soft fone onde você pode ligar para o Exchange e validar a configuração, além disso todos os passos desta “ligação” será mostrado pelo software.

Esta ferramenta pode ser executada tanto no Exchange quanto em um desktop, porem para isso será necessário copiar alguns arquivos do Exchange para o desktop. São eles:

<%windir%>\assembly\GAC_32\Microsoft.Collaboration.Media
MediaVersionNumber\Microsoft.Collaboration.Media.dll <%windir%>\assembly\GAC_MSIL\Microsoft.Collaboration
CollaborationVersionNumber\Microsoft.Collaboration.dll <%windir%>\assembly\GAC_32\SIPEPS\SipsepsVersionNumber\SIPEPS.dll Exchange Server\bin\exchmem.dll Exchange Server\bin\extrace.dll Exchange Server\public\Microsoft.Exchange.Common.dll Exchange Server\bin\Microsoft.Exchange.Data.Common.dll Exchange Server\bin\Microsoft.Exchange.Diagnostics.dll Exchange Server\bin\Microsoft.Exchange.Net.dll Exchange Server\bin\Microsoft.Exchange.Rpc.dll Exchange Server\bin\ ExchangeUMTestPhone.exeA parte boa é que este trabalhão eu já tive e você não precisará ter. Basta você baixar um zip com todos estes arquivos clicando aqui e extrair os arquivos no desktop que você deseja executar a ferramenta.

Adicionalmente você pode aumentar o nível de log da role de UM. Para isso será necessário alterar a chave de registro abaixo.

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\MSExchange UnifiedMessaging\Diagnostics

Níveis de log disponíveis:

Expert = 7 High = 5 Medium = 3 Low = 1 Lowest = 0Lembre-se que esta chave de registro deve ser alterada no servidor de UM e que após esta alteração o serviço deverá ser reinicializado. No event viewer você verá os logs que serão gerados.

#ficaadica

Gerenciando Transport Rules através do Exchange Control Panel

20012012

Overview

Neste tutorial vamos mostrar algumas das novas funcionalidades que são encontradas no Service Pack 1 do Exchange Server 2010 relacionado ao Outlook Web Access. Vamos focar na tela inicial e no modo de visualização de conversação neste tutorial.

Solução

Estando logado como Administrador ou usuário com permissões equivalentes vamos clicar em Options e depois em All Options. Dentro do ECP (Exchange Control Panel) vamos clicar no 3o item da barra de caminho e vamos clicar em My Organization, como mostrado na figura abaixo.

Se clicarmos em Mail Control e depois em Rules, vamos ter abaixo como gerenciar as regras e até mesmo criar regras de Transporte. Lembrando que tais regras são em níveis organizacionais.

Criando uma nova regra…

A criação de uma nova regra também é simples, basta clicar em New… e um novo assistente será mostrado em uma nova página, a princípio é bem simples onde podemos escolher algumas condições (campo If…)e também algumas ações básicas (campo Do the following).

No exemplo abaixo vamos dizer que todas mensagens vindas da origem (usuário Anderson Patricio) terá um Disclaimer. Lembrando que sempre que uma opção é escolhida no lado direito vai aparecer um link de escolha relacionado ao item da esquerda.

Se quisermos mais opções, podemos clicar em More Options… e este oferece bem mais funcionalidades, no exemplo abaixo adicionamos texto ao título da mensagem. Podemos também gerenciar o nome da regra e também exceções. Feito as escolhas clique em Save.

Depois de criar a regra via Exchange Control Panel, podemos utilizar o Exchange Management Console para conferir a regra criada, como mostrado na figura abaixo.

Alterando uma regra de transporte e habilitando e desabilitando a mesma..

Para habilitarmos e desabilitarmos uma regra, temos um checkbox na primeira coluna ao lado do nome da regra, se a mesma estiver marcada a regra fica habilitada se ela estiver desmarcada a regra está desabilitada.

Para visualizarmos de uma forma rápida o que uma regra está fazendo, basta clicar na regra e na direita aparecerá tudo que a regra já possui configurada.

Para alterarmos uma regra basta clicarmos em Details fazer as alterações desejadas e clicar em Save.

Deletando uma regra de Transporte…

Para deletar uma regra é muito simples, basta selecionar a regra desejada e clicar no ícone de deleção que a mensagem abaixo será mostrada. Clicando em Yes a regra é deletada, clicando em não a regra é mantida.

#ficaadica

Foto no Outlook 2010

20012012

Uma funcionalidade muito interessante no Exchange 2010 com Outlook 2010 é mostrar para os usuários a foto das pessoas no e-mail. Isso facilita a identificação principalmente quando você não a conhece pessoalmente.

image

Ainda temos disponível a opção do Outlook narrar o nome da pessoa. Quem nunca viu aqueles nomes que não conseguimos nem escrever muito mesmo pronunciar, o Outlook agora ajuda.

Mas vamos ao que interessa, para habilitar a foto no Outlook, é necessário seguir alguns passos.

1. Primeiro é necessário fazer com que o atributo “thumbnailPhoto” seja replicado entre todos os Domain Controllers, para isso abra o MMC do “Active Directory Schema”.

No DOS execute: regsvr32 schmmgmt.dll
No Menu Run: mmc > File > Add/Remove Snap-in > Active Directory Schema

2. Localize o atributo “thumbnailPhoto” e marque a opção “Replicate this attribute to the Global Catalog”.

image

3. Agora importe a foto para os usuários que você deseja, utilizando o seguinte comando.

Import-RecipientDataProperty -Identity <usuário> -Picture -FileData ([Byte[]]$(Get-Content -Path “c:\Bruno.jpg” -Encoding Byte -ReadCount 0))

Onde os itens em vermelho devem ser alterados de acordo com seu ambiente.

Importante:
– A foto deverá ter no máximo 10 KB
– O caminho onde está a foto, não precisa ser um compartilhamento, uma vez executado o comando o arquivo pode ser apagado.

4. Feche e abre o Outlook para a foto aparecer.

#ficaadica

Movendo mailboxes no Exchange Server 2010: Usando a Exchange Management Console

20012012

Overview

O Exchange Server 2010 inovou no aspecto de movimentação de mailboxes. Esta inovação só foi possível devido a nova arquitetura do produto nesta nova versão, onde os clientes agora conectam no CAS Server invés do Mailbox server, esta mudança facilitou a parte de movimentação de mailboxes como também de alta disponibilidade (DAG).

Podemos estar fazendo move online das Mailboxes onde os clientes não param de utilizar a mailbox durante a operação (alguns clientes vao ser pedidos para abrir e fechar novamente) e também não precisamos ficar esperando o processo terminar para fechar a janela de movimentação porque agora o processo de movimentação é um trabalho que roda nos servidores que possuem a função de CAS Server.

Neste artigo vamos mostrar como fazer o Move de Mailboxes usando o Exchange Management Console. Para entender o processo de movimentação de mailboxes no Exchange Server 2010, você deve ler o artigo AP1459 que está descrito na seção Tutoriais relacionados abaixo.

Solução

O processo de move mailbox utilizando o Exchange Management Console é simples mas o processo difere um pouco do processo no Exchange Server 2007. Para mover uma caixa vamos selecionar um usuário que será movido e vamos clicar com o botão direito em cima do mesmo e vamos clicar em New Local Move Request…

Na página Introduction. Devemos clicar em Browse e escolher a base de destino, feito as escolhas devemos clicar em Next.

Na página Move Options. Podemos definir se haverá movimentação de caixas em caso de algum item corrompido, o padrão é não movimentar se houver ítens corrompidos. Feito as escolhas clique em Next.

Na página New Local Move Request. Um sumário será mostrado, apenas clique em New para criar o trabalho de movimentação.

Na página Completion. O resultado da operação será mostrado com o sucesso, se for com sucesso como o exemplo abaixo o processo de movimentação gerará um MoveRequest que fará a migração dos dados. Vamos clicar em Finish.

Podemos perceber que depois que um pedido de movimentação é feito a mailbox fica com um símbolo diferente como mostrado na figura abaixo.

Podemos perceber que existe um novo item chamado Move Request abaixo do Recipient Configuration e nesta seção podemos ver todo o processo que está sendo realizado na organização.
Nota: Os requests nao desaparecem desta lista precisam ser removidos. Um nome listado nesta seção nao pode ser movido enquanto não for removido da lista.

Se dermos um duplo clique no Move Request listado anteriormente teremos um sumário da operação.

Para remover o processo de request, devemos clicar na entrada que desejamos excluir e vamos clicar emClear Move Request.

Na tela que irá aparecer para confirmação, clique em Yes.

#ficaadica

Ajuda para Forefront Client

2012012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *