Instalando o Exchange Server 2010 no Windows Server 2008 R2

Instalando o Exchange Server 2010 no Windows Server 2008 R2
Olá a todos, demorei mas estou de volta (Muito trabalho) rsrs….
Nesse tutorial vamos fazer um passo-a-passo de como instalar o Exchange Server 2010 no Windows Server 2008 R2.
Então, sem perca de tempo vamos começar…
No Microsoft TechNet tem um material muito bom falando praticamente TUDO sobre o Exchange 2010.
Recomendo a vocês darem uma lida principalmente em:
*Requisitos do sistema do Exchange Server 2010
*Pré-requisitos do Exchange Server 2010
*Planejamento e implementação
*Preparar o Active Directory
Agora vamos começar.
Para quem está fim de somente testar o Exchange 2010 você pode baixa-lo aqui. Válido por 120 Dias.
Antes de mais nada temos que instalar alguns componentes no Windows de acordo com o seu S.O. Mencionados em Pré-requisitos do Exchange Server 2010
No Menu Iniciar, navegue até Todos os Programas, Acessórios, e Windows PowerShell. Abra um console do Windows PowerShell com privilégios elevados e execute o seguinte comando:
Import-Module ServerManager
Agora podemos usar o Prompt para instalar os componentes:
- RSAT-ADDS
- Web-Server
- Web-Metabase
- Web-Lgcy-Mgmt-Console
- Web-ISAPI-Ext
- Net-http-Activation
- Web-Basic-Auth
- Web-Digest-Auth
- Web-Windows-Auth
- Web-Dyn-Compression
- RPC-over-HTTP-proxy
- Web-net-ext
- Net-Framework
* Com exceção do RSAT-ADDS que necessita da reinicialização do servidor, podemos instalar os outros de uma só vez.
Instalando o RSAT-ADDS
Abra o Prompt e digite servermanagercmd -i RSAT-ADDS
Esse comando irá instalar as ferramentas de gerenciamento do Active Directory.

Reinicie o Servidor Após a instalação.
Agora podemos instalar o restante dos componentes com o seguinte comando:
servermanagercmd -i Web-Server Web-Basic-Auth Web-Windows-Auth Web-Metabase Web-Net-Ext Web-Lgcy-Mgmt-Console WAS-Process-Model RSAT-Web-Server Web-ISAPI-Ext Web-Digest-Auth Web-Dyn-Compression NET-HTTP-Activation RPC-Over-HTTP-Proxy Desktop-Experience -Restart

Servidor será reiniciado para instalar os componentes.
Preparando o Active Directory e domínios
Leia com Atenção – http://technet.microsoft.com/pt-br/library/bb125224.aspx
Preparando o Schema
Acesse a pasta/DVD do Exchange 2010 e execute o comando a seguir.
setup.com /PrepareSchema ou setup /ps
Esse comando executa as seguintes tarefas:
- Conecta-se ao controlador de esquemas e importa os arquivos LDIF (Data Interchange Format) do LDAP para atualizar o esquema com atributos específicos do Exchange 2010. Os arquivos LDIF são copiados no diretório Temp e são excluídos depois de serem importados no esquema.

Preparando o AD
Execute o comando a seguir.
setup.com /PrepareAD /OrganizationName: <nome da organização> ou setup /p /on:<nome da organização>
Esse comando executa as seguintes tarefas:
- Se o contêiner do Microsoft Exchange não existir, este comando o cria em CN=Serviços,CN=Configuração,DC=<domínio raiz>.
- Se não existir um contêiner da organização do Exchange em CN=Microsoft Exchange,CN=Serviços,CN=Configuração,DC=<domínio raiz >, você deve especificar um nome de organização usando o parâmetro /OrganizationName. O contêiner da organização será criado com o nome especificado.
No meu caso ficou assim: setup.com /prepareAD /organizationname:renanpro

Preparando o Dominio
Execute um dos seguintes comandos:
- Execute setup /PrepareDomain ou setup /pd para preparar o domínio local.
Não é necessário executá-lo onde setup.com /PrepareAD já foi executado. A execução do comando setup.com /PrepareAD prepara o domínio local. - Execute setup /PrepareDomain:<FQDN do domínio que você quer preparar> para preparar um domínio específico.
- Execute setup /PrepareAllDomains ou setup /pad para preparar todos os domínios da organização.
Feito tudo isso podemos executar o Setup do Exchange 2010.

Essa é a tela principal (Setup) do Exchange 2010. Como o Windows Server 2008 R2 já possui o .Net Framework 3.5 e o PowerShell v2 ao abrir o Setup é informado que esses aplicativos já estão instalados, caso contrario basta clicar no Step 1 ou 2 para instalar.
Opções de Idioma.
Clique no Step 3 para instalar os pacotes de idioma que estão no DVD ou para baixar outros pacotes. Optei pelos pacotes já inclusos no DVD.

Agora clique no Step 4 para iniciar a instalação do Exchange propriamente dito.
Você verá a seguinte tela inciando o Setup.

E em Seguida a Intodução:

License Agreement:

Error Reporting:

Installation Type:

Client Settings:
Nessa tela devemos informar se em nossa rede temos algum computador rodando o Microsoft Outlook 2003, marque Yes em caso positivo.

Configure Client Access Server external domain:
Neste passo configuramos o endereço para acesso externo do Exchange. O Famoso “Web Mail”
Caso deixe em branco, é possivel configura-lo através do wizard.

Custumer Experince Improvement Program

Readiness Check: Neste passo é verificado se tudo está ok e pronto para a instalação, no meu caso e como pode acontecer com vocês, tive que corrigir algumas coisas antes de iniciar a instalação.

Nos avisos diz que necessito do 2007 Office System Converter (Microsoft Filer Pack) e preciso ativar o serviço Net. Tcp Port Sharing para continuar a instalação.
Você pode baixar o Filter Pack aqui:
Microsoft Filter Pack x64 e x86
Instalação bem simples, sem nenhum segredo.
Agora abra Services que está dentro de Administrative Tools e ative o serviço Net. Tcp Port Sharing.

Startup type = Automatic clique em aplicar e depois no botão Start

De volta ao Exchange execute a verificação novamente clicando em Retry
Se tudo estiver ok, sua tela deve ser = a essa:

Então clique em Install para iniciar a instalação
Progress

Instalação Finalizada

Ao Clicar em Finish o Exchange Management Console é iniciado.

Recomendo instalar as atualizações disponíveis do Exchange e também Microsoft Forefront Protection 2010 for Exchange Server (Disponível somente para plataforma x64)
Acesso via OWA (Outlook Web App) https://renanpro.com/owa (Somente acesso interno)
#ficaadica
Terminamos a instalação do Exchange 2010 e acessamos via OWA para confirmar seu funcionamento.

Um comentário
Ronaldo Gama
Muito bom o conteúdo, simples direto e prático, estou fazendo minha primeira instalação o Exchange Server 2010, seguindo seus passos.
Muito Bom mesmo